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O que aconteceu com Soul of the Ultimate Nation: Uma Jornada do MMORPG Clássico ao Renascimento

🌟Saudações, comunidade incrível desse blog!🌟

Em tempos de tantos lançamentos e tendências, às vezes a gente para e pensa: "Onde foram parar aqueles jogos que marcaram época?". Pois bem, prepare-se para mais um mergulho na nossa série "O que aconteceu com", diretamente dos dias de ouro dos MMORPGs

Depois de falarmos das publicadoras que fizeram história no Brasil, hoje vamos desenterrar um verdadeiro clássico.

Você se lembra de Soul of the Ultimate Nation (SUN)? Para muitos fãs de MMORPGs de fantasia, esse nome acende uma luz de memórias nostálgicas – de aventuras épicas, batalhas intensas e um universo que nos engoliu por horas a fio.

Desenvolvido pela Webzen - mesma empresa de MU Online - SUN não foi apenas mais um jogo; ele foi um marco no cenário dos games online, cativando uma legião de jogadores com sua jogabilidade e um mundo imersivo.

Vamos conhecer esse jogo e descobrir que aconteceu com ele.

Imersão e Estratégia no Campo de Batalha

A jogabilidade de Soul of the Ultimate Nation colocava você na pele de um membro do grupo rebelde The Guidance, em um mundo de combate estratégico. No coração do jogo, o estilo "hack and slash" dava o ritmo, com aprimoramentos de itens cruciais para a sobrevivência.

Mas SUN inovou com seus combates em larga escala. Imagine cercos épicos, onde mapas particionados dividiam os jogadores em múltiplos campos de 20 a 40 combatentes. O resultado de cada batalha tinha efeitos diretos no combate que ocorria em outros campos simuntaneamente.

O Sistema de Zonas de Batalha permitia que você criasse suas próprias arenas, era possível personalizar "salas" para PvE ou PvP, escolhendo o tipo de mapa, área, número de participantes, dificuldade e monstros. A cooperação era chave para completar objetivos e derrubar chefes, com recompensas compartilhadas.

Para comandar tudo isso, SUN oferecia classes distintas: Dragonknight, Berserker, Valkyrie, Elementalist, Shadow, Mystic, Helroid e Witchblade. Cada uma com árvore de habilidades com dois modos de jogo e, após o Episódio 2, foi adicionado uma flexibilidade que permitia configurar uma classe para outra, como na imagem onde uma Valkyrie pode se tornar uma Beserker por exemplo.

Cross Classes Valkyrie - SUN
Com essa combinação de combate, estratégia e personalização, SUN entregava uma experiência rica e adaptável a qualquer aventureiro.

A Maestria por Trás da Trilha Sonora

Um dos grandes destaques de Soul of the Ultimate Nation foi sua trilha sonora épica, composta por Howard Shore. Para quem não sabe, Howard Shore é um nome lendário na indústria cinematográfica, amplamente conhecido por sua obra-prima na trilogia O Senhor dos Anéis, pela qual ganhou três Oscars, três Globos de Ouro e quatro Grammy Awards. 

Do mais Esperado para o menos Jogado

Soul of the Ultimate Nation (SUN) não demorou a conquistar seu espaço. Em 2005, a Webzen fechou um contrato de exportação recorde de US$ 13 milhões com a The9 para operar o jogo na China continental, um marco na história das exportações de jogos online coreanos na época.

As expectativas eram altíssimas: em 2006, SUN foi eleito o jogo online mais esperado na China. Lançado em 2007 em Taiwan, o game rapidamente alcançou novos patamares, chegou a ficar entre os 10 melhores jogos em cibercafés coreanos e recebendo prêmios importantes, como o Digital Contents Awards.

Apesar de todo o sucesso global, SUN enfrentou desafios em algumas regiões. No Brasil, a Webzen tinha uma parceria com a Level Up!, mas depois o serviço foi descontinuado por falta de jogadores, em outras palavras, aqui ele não foi tão popular.

Mesmo com todo o reconhecimento, todos os servidores de SUN foram encerrados em 2013, devido à crescente dificuldade em manter uma base de jogadores ativa e engajada.

Onde foi parar SUN?

Apesar do fim, o legado de Soul of the Ultimate Nation (SUN) jamais foi esquecido pelos seus fãs. E em 2022, a Webzen surpreendeu a todos com o lançamento de SUN Classic!

Essa nova versão busca resgatar a experiência original, mantendo todo o conteúdo clássico, mas com importantes melhorias: gráficos otimizados, uma interface de usuário aprimorada e mecânicas que agilizam o progresso dos personagens

Como boa blogueira, não pude deixar de conferir. Instalei o jogo e trouxe um vídeo com uma pequena gameplay inicial para vocês! Dá só uma olhada:

Veredito Final: Vale a Pena Retornar ao SUN em 2025? (Opinião)

Minhas impressões sobre SUN Classic não trouxeram grandes surpresas, mas a viagem ao passado foi incrivelmente nostálgica. Reviver a trilha sonora épica, com a inconfundível assinatura de Howard Shore, já valeu a pena!

No entanto, é inegável que o jogo se mostra datado. E não estou falando dos gráficos, acho até que ficou bom com o glow up que recebeu. O que realmente pesa é a jogabilidade. Senti aquela "dureza" nos movimentos, uma limitação que era aceitável em tempos de poucos frames e internet instável. Aquele desejo de executar uma esquiva rápida é frustrado por um triste delay, causado pela "fila de skills" e o global cooldown, que quebram a fluidez das rotações e tornam o combate menos dinâmico do que eu gostaria nos dias de hoje.

Elementos como o sistema de árvore de skills, skins em loja cash e as clássicas missões de "matar 15 lobos" com idas e vindas intermináveis para subir de nível reforçam o padrão RPG tradicional, sem muitas inovações emocionantes.

Arvore de Skills Valkyrie SUN
Não me aprofundei no sistema de batalha atual, que era o grande diferencial do jogo, mas tenho ótimas lembranças da minha personagem full suporte nessa parte, sempre requisitada por ser uma raridade entre tantas builds híbridas ou full dano. Participei de grandes organizações de batalhas na época, pois a competitividade por mapas era levada a sério!

Pelo que pude observar, ainda existe uma comunidade ativa, menor do que antes, mas talvez suficiente para aproveitar o end game. Arrisco dizer que o atrativo principal para esses jogadores ainda é o sistema de batalhas que, acredito, foi mantido. 

Isso me leva a crer que, mesmo em pleno 2025, ainda é possível jogar SUN e se divertir, principalmente se você não se incomodar com os gráficos e a jogabilidade mais "clássica".

E você, jogou Soul of the Ultimate Nation na sua época? Compartilhe suas memórias e qual sua classe favorita nos comentários!

Até o próximo post! 🌙🎮

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