A Era de Ouro dos MMOs no Brasil: O Que Aconteceu com Level Up!, Ongame e Outras Publicadoras de MMO?

🌟Saudações, comunidade incrível desse blog!🌟
Estava eu procurando algo para escrever hoje (vulgo quinta), mas não sei se estou chata ou algo do tipo, não encontrei nada que gostaria de conversar com vocês por aqui, as vezes acontece né...

NISSO, me peguei pensando sobre minhas ultimas publicações que trouxeram uma boa nostalgia e conclui que o mundo dos MMOs* entre 2000 e 2015 poucos conhecem ou vivenciaram na mesma intensidade que eu (por causa de acessos da época, etc etc).

Eu gostava tanto desse mundo, que foi ali que me tornei blogueira gamer, tive um blog, participei de um portal de noticias de jogos e tudo+, me tornei a doida por informações retiradas de sites coreanos e chineses, sempre torcendo para que houvesse uma versão em inglês para tentar traduzir com meu avançado dicionário "the books is on the table", tudo isso em uma época que não existia Google Translate...

Daí pensei: "Por que não dividir com eles o que passei nessa época em dias assim?"
Por isso, estou criando oficialmente nesse blog a velha e boa série "O Que Aconteceu Com?"

E para iniciar hoje, na nossa série "O Que Aconteceu Com?", vamos mergulhar no passado (e presente) das maiores publicadoras de MMO que já passaram pelos computadores brasileiros. Prepare o café, senta na pantufa e vem comigo nessa viagem nostálgica!

A Era de Ouro dos MMOs no Brasil

Quando se pesquisa sobre a "Era de ouro dos MMOS no Brasil", logo vem a discussão de qual período representa de fato isso. No meu entender e minhas experiencias, posso confirmar que os anos 2000 à 2010 representam o coração dessa era, podendo dar uma esticada até 2015 no máximo, pois desse ano em diante (mais ou menos), muitas empresas começaram a finalizar seus serviços.
 
Foi nesse período que no Brasil se via muitas oportunidades. A internet discada dava lugar à banda larga ficando cada vez mais viável, as Lan Houses estavam cheias de gente jogando e as publicadoras brigavam para trazer os melhores títulos.
Nessa época brotavam muitos MMOs, tínhamos muitos lançamentos. Teve ano que parecia que todo mês surgia um MMO diferente.

Era tão louco a quantidade de gente que se interessava por esses jogos, que grandes canais como MMOhut e MMObomb viviam abarrotados de conteúdo – era vídeo novo quase todo dia anunciando algum multiplayer inédito ou updates com conteúdos novos - inclusive, foi por causa dessa demanda que embarquei nesse mesmo barco.

Claro que havia muita coisa experimental (ou ruim mesmo). Mas o que marcou aquele período foi a ousadia. Não eram só "cópias do WoW"... ok, a maioria de fato era – MAS! Os estúdios se arriscavam entre mecânicas, narrativas e até gêneros híbridos na procura de um grande MMORPG para bater de frente com os gigantes da época. Até quando os MOBAs (com League of Legends na liderança) começaram a dominar o cenário, os MMOs teimaram em sobreviver, inovar e manter comunidades fiéis.

"Ah, mas a maioria fracassou!" – Sim, muitos fecharam. Mas fracasso não apaga legado. Basta procurar um fórum sobre um MMO extinto (sem servidor oficial), que você acha alguém dizendo:
"Esse foi meu primeiro MMO.","Lembro da minha guild até hoje." ou "Nossa, que saudade desse jogo..."

Porque no fim, o que ficou não foi só o jogo. Foi a experiência, as amizades, as noites de raids combinadas, a emoção de explorar um mundo novo conhecendo pessoas de lugares diferentes com o mesmo objetivo – e a certeza de que, naquela época, a internet era um lugar de aventuras infinitas. 
(Nossa., ficou bonita essa parte do texto, não ficou? Mal sabíamos no que a internet se transformaria...xD) -

O Papel das Desenvolvedoras e Publicadoras nos Primórdios dos Jogos Online

Antes de mergulharmos nas histórias das empresas, vale a pena entender como o mercado de jogos funcionava naquela época – porque, acredite, as coisas eram bem diferentes do que conhecemos hoje.

Desenvolvedoras vs. Publicadoras: Uma Divisão Crucial

Enquanto as desenvolvedoras eram os mestres por trás da criação – responsáveis pela gameplay, mecânicas e todo o conteúdo do jogo –, as publicadoras assumiam um papel igualmente vital, elas cuidavam de todo o ciclo de vida do jogo após o desenvolvimento: distribuição, marketing, servidores com ping decente (algo precioso na era pós-internet discada) e, claro, a comunidade.

As publicadoras não só traziam os jogos para o Brasil, muitos desses antes de serem lançados para nós eram adaptados por elas – legendas em PT-BR, suporte a pagamentos locais e até microtransações convertidas em real eram responsabilidade delas. Muitas vezes, esse trabalho era feito por equipes brasileiras, já que as desenvolvedoras originais não tinham esse vinculo com a comunidade local.

Além disso, as publicadoras eram o canal oficial entre os jogadores e os estúdios. Queriam saber sobre  um novo conteúdo? Quem anunciava e implementava (dentro dos limites do contrato, claro) eram as publicadoras. Afinal, os servidores estavam sob seu controle, e o timing de lançamentos dependia muito dessa estrutura.

Por Que Isso Era Necessário?

O Brasil ainda engatinhava na era digital. Estávamos evoluindo da internet discada para a banda larga, que mais tarde se tornou fibra óptica. 

Tudo chegava com atraso. Era comum os servidores dessas publicadoras ficarem meses (ou anos!) atrás dos servidores Norte Americano, Europa e Ásia, inclusive, dependendo do jogo, isso podia fazer parte de alguma estratégia de mercado. Nesse cenário, as publicadoras eram essenciais para tornar os jogos acessíveis por aqui.

Com o tempo, a tecnologia evoluiu, a internet globalizou, e as desenvolvedoras passaram a publicar seus próprios jogos. Hoje, se você tem um problema no game, dificilmente precisa lidar com uma intermediária – o suporte vem direto da fonte. Mas, naquela época? Sem as publicadoras, muitos jogos icônicos talvez nunca tivessem chegado até nós.

E essa era a dinâmica que moldou uma era inteira dos games no Brasil.

As Publicadoras de MMOs Mais Marcantes no Brasil (2000-2015)

Ok, já entendemos o que rolava nessa época no Brasil: servidores lotados, guildas épicas e noites em claro em corujões. Mas… onde foram parar as grandes publicadoras que traziam esses jogos?
Confira o que aconteceu com as mais memoráveis:

1️⃣ Level Up! Games (LUG!)

A Level Up! foi, sem sombra de dúvidas, a gigante dos MMOs no Brasil nesse período. Ela se destacou por trazer uma enorme quantidade de títulos que se tornaram fenômenos de popularidade, investindo pesado em localização (incluindo dublagem em alguns casos), eventos presenciais e campeonatos que lotavam LAN houses e ginásios.

📅Início das operações no Brasil: 2004
🎮 Jogos Icônicos:

  • 💠Ragnarök Online: O carro-chefe da LUG! por anos, um MMORPG de fantasia que criou uma legião de fãs e definiu o gênero para muitos brasileiros.
  • 💠Grand Chase: Um dos jogos de plataforma/luta mais populares do país, com personagens carismáticos e combates intensos, jogado por milhões.
  • 💠Perfect World: Um MMORPG chinês com gráficos impressionantes para a época, um vasto mundo aberto e sistemas de voo e moradias que o tornaram muito popular.
  • 💠Combat Arms: Um FPS que dominou as LAN houses, conhecido por sua ação rápida, modos de jogo variados e um sistema de patentes viciante.
  • 💠Elsword: Sucessor espiritual de Grand Chase, manteve a popularidade do estilo de plataforma e combate em side-scrolling com visuais de anime.
  • 💠Lineage II: Um MMORPG complexo e desafiador, conhecido por seu PvP massivo em larga escala e gráficos de ponta para a época.
  • 💠Guild Wars: Embora não fosse a publicadora desse jogo em servidores, a Level Up! atuou como parceira comercial e distribuidora oficial de chaves de acesso e expansões de Guild Wars no Brasil. Essa parceria foi fundamental para facilitar o acesso ao jogo para os brasileiros, permitindo compras com métodos de pagamento locais.

Status Hoje: A Level Up! foi adquirida pela Tencent em junho de 2020. Atualmente, opera como um grupo empresarial que inclui a Level Up, a Up'n Beyond e o Hype, adaptando seu foco para fornecer soluções e serviços para empresas interessadas no mercado brasileiro de jogos. A empresa ainda opera em alguns títulos de seu portfólio.


2️⃣ Ongame

A Ongame se estabeleceu como uma das principais publicadoras de MMOs no Brasil, competindo diretamente com a Level Up! e trazendo títulos que também conquistaram uma base de fãs muito fiel e dedicada.

📅Início das operações no Brasil: 2004
🎮 Jogos Icônicos:

  • 💠Point Blank: Um dos FPS mais jogados nas LAN houses e centros de e-sports, famoso por seus gráficos e jogabilidade intensa e competitiva.
  • 💠WYD (With Your Destiny): Um MMORPG clássico que manteve uma comunidade dedicada por muitos anos, conhecido por seu sistema de níveis, itens e eventos de PvP.
  • 💠Metin2: Um MMORPG com forte apelo ao PvP, sistema de aprimoramento de itens e um estilo de combate mais dinâmico.
  • 💠Aika Online: Conhecido por suas guerras de nações massivas (PvP de larga escala) e um sistema de personalização de personagens e "Humes".
  • 💠GunBound: Um jogo de artilharia baseado em turnos que fez muito sucesso, especialmente entre os mais jovens, por sua jogabilidade estratégica e personagens carismáticos.
  • 💠Mu Online: Um dos MMORPGs mais antigos e cultuados no Brasil, com gráficos sombrios, um sistema de evolução viciante e forte foco em conquistas de itens.

💀 Status Hoje: A Ongame encerrou a operação de seus principais servidores no Brasil em 2023, após um período de declínio e mudanças no mercado. O jogo Point Blank agora é publicado diretamente pela desenvolvedora Zepetto, e Aika Online foi transferido para a publicadora CBM.


3️⃣ Gamemaxx

A Gamemaxx teve um papel marcante no Brasil por ter sido a casa de alguns MMORPGs muito lembrados da época, era presente em entrevistas e tentava manter uma boa comunicação com os players, principalmente pelo Youtube. 

📅Início das operações no Brasil2007
🎮 Jogos Icônicos:

  • 💠Cabal Online: O grande destaque da Gamemaxx, um MMORPG de ação com um sistema de combate baseado em combos muito fluído, gráficos únicos e uma base de fãs apaixonada no Brasil.
  • 💠Dragonica (ou Dragon Saga): Um MMORPG 3D com estilo cartoon e combate de ação side-scrolling, lembrado por muitos jogadores por sua diversão, acessibilidade e eventos no Brasil (operado a partir de 2012).

💀 Status Hoje: A Gamemaxx, como publicadora de jogos online, não existe mais. Ela não emitiu um comunicado oficial de encerramento, basicamente sumiu. Seu fim está ligado às mudanças no mercado de MMOs no Brasil e à transição de Cabal Online para a desenvolvedora ESTsoft no segundo semestre de 2013, que assumiu a operação direta do jogo. A operação de Dragonica também foi transferida e encerrada.


4️⃣ gPotato

A gPotato foi uma importante plataforma de jogos online na América do Norte e Europa. Embora não tivesse uma operação física de servidores no Brasil, existia um site dedicado com uma equipe brasileira que tomava conta da comunidade e eventos, assim, tornou-se extremamente popular entre os jogadores devido à acessibilidade à vasta gama de títulos que oferecia.

📅Início das operações no Brasil (via servidores NA/EU): Meados de 2000
🎮 Jogos Icônicos:

  • 💠Flyff (Fly For Fun): Um dos MMORPGs 3D mais conhecidos da gPotato, famoso por seu sistema de voo, muitos brasileiros o jogaram lá antes da Level Up! o trazer ou mesmo preferindo a versão internacional.
  • 💠Rappelz: Um MMORPG de fantasia sombria com um sistema de domar e evoluir criaturas como mascotes, que atraiu muitos jogadores brasileiros para os servidores da gPotato.
  • 💠Allods Online: Embora a Level Up! tenha operado Allods Online no Brasil, a versão da gPotato (global) também era acessível e teve seus jogadores brasileiros.
  • 💠Iris Online: Um MMORPG com temática cigana, estilo anime e foco em instâncias e masmorras.
  • 💠Dragonica / Dragon Saga: Além da operação da Gamemaxx no Brasil, a gPotato também publicou Dragon Saga (o mesmo jogo) na América do Norte e Europa, sendo uma alternativa para jogadores brasileiros.

Status Hoje: Em 2013, as operações da gPotato na América do Norte e Europa foram adquiridas pela Webzen, que consolidou os jogos sob sua própria marca. A marca "gPotato" como um portal de publicação de jogos não existe mais, mas se você pesquisar gpotato.com.br por incrível que parível que seja, existe! Só que agora como um portal de noticias de game com foco no MMORPG FlyFF.
Não encontrei informações para confirmar se essa equipe tem algum vinculo com a antiga, somente que eles obtém o direito pela marca "gPotato Brasil" desde 2019.


5️⃣ Aeria Games

Assim como a gPotato, a Aeria Games foi uma publicadora internacional que, pela ausência de bloqueios de IP, tornou-se um destino popular para jogadores brasileiros que buscavam diversos MMOs com foco em PvP e visuais de anime.

📅Início das operações no Brasil (via servidores NA): A partir de 2010.
🎮 Jogos Icônicos:

  • 💠Shaiya: Um MMORPG de fantasia conhecido por suas intensas batalhas PvP massivas entre duas facções e um sistema de progressão desafiador.
  • 💠Eden Eternal: Um MMORPG com gráficos estilo anime e um sistema de classes flexível, onde os jogadores podiam trocar de classe livremente.
  • 💠Grand Fantasia: Outro MMORPG no estilo anime, com um sistema de "sprite" (mascotes) que acompanhavam e auxiliavam os jogadores em combate.
  • 💠Aura Kingdom: Popular por seus visuais vibrantes e um sistema de "Eidolon" (companheiros divinos) que ajudavam nas batalhas.

Status Hoje: A marca Aeria Games foi encerrada em 28 de fevereiro de 2023 pela sua proprietária, a Gamigo, que consolidou todos os jogos sob sua própria marca. A Aeria Games na época foi frequentemente criticada por suas táticas de monetização agressivas e consideradas "pay-to-win" em muitos de seus títulos.


6️⃣ OGPlanet/OGGames

Outra publicadora norte-americana que, mesmo sem foco direto no Brasil, construiu uma base de fãs significativa por oferecer acesso a muitos títulos desejados pelos jogadores brasileiros da época.

📅Início das operações no Brasil (via servidores NA): 2008
🎮 Jogos Icônicos:

  • 💠Cabal Online: Muitos brasileiros jogaram Cabal nos servidores da OGPlanet antes de sua operação brasileira.
  • 💠Tales Runner: Um jogo de corrida de plataforma com elementos de MMORPG, que reuniu uma comunidade brasileira muito ativa por sua diversão e competição.
  • 💠La Tale: Um MMORPG 2D de rolagem lateral com gráficos charmosos e uma história envolvente.
  • 💠Rumble Fighter: Um jogo de luta com elementos de MMO, famoso por seus combates dinâmicos e personalização de golpes e aparências.
  • 💠SD Gundam Capsule Fighter Online: Um jogo de ação com robôs gigantes da famosa franquia Gundam, focado em batalhas de equipe e colecionáveis.

💀Status Hoje: A OGPlanet/OGGames como publicadora independente passou por diversas mudanças. Muitos de seus jogos foram descontinuados ou tiveram suas operações transferidas para outras publicadoras ou para as próprias desenvolvedoras. No dia 29 de setembro de 2017, a OGPlanet finalizou suas operações com seu último jogo, Uncharted Waters Online, transferindo o jogo para o Papaya Play e assim tirando seu site do ar e encerrando suas atividades por completo.

🔎 Menções Honrosas (e Outras Presenças Relevantes)

Além das publicadoras com atuação mais marcante ou direta no Brasil, outras empresas também contribuíram para o cenário de MMOs para os brasileiros nesse período, mesmo que de forma mais nichada ou indireta: 

💠Gamigo: Fundada na Alemanha em 2000, a Gamigo atua globalmente e seus servidores internacionais eram acessíveis para jogadores brasileiros em títulos como Fiesta Online, Last Chaos, ArcheAge e Trove. A empresa cresceu por meio de aquisições (como a própria Aeria Games), consolidando diversos jogos sob seu catálogo global. Nunca operou diretamente no Brasil com servidores locais, mesmo assim, muitos brasileiros acessavam os servidores globais.

💠Gameforge: Essa empresa opera até os dias de hoje com uma forte presença online com conteúdo e suporte totalmente localizados para o português do Brasil, e possivelmente através de parcerias com empresas locais para distribuição e marketing. Do seus jogos mais conhecidos na época encontramos Tera Online e AION.

💠RedFox Games: Para nós, jogadores brasileiros, a RedFox Games deixou sua marca ao ser a principal responsável por trazer Black Desert Online para a América do Sul em português e espanhol. Por cerca de cinco anos (2017 a 2022), foi ela quem operou esse aclamado MMORPG. A empresa ainda está ativa e tem em seu catálogo nomes como 9Dragons (Nine Dragons Awaken) e Rumble Fighter.

Conclusão do post da Lulluci (com direito a drama e nostalgia)

Primeiro: Queria confessar que comecei a escrever esse artigo na quinta e só consegui terminar no sábado mesmo. Por quê? Porque, deu mais trabalho que imaginei. Muitas coisas eu puxei da memória e foi difícil confirmar com poucas informações confiáveis na internet. Sério, onde foi parar as informações da GameMaxx? Uma pesquisa mais profunda ia me prender até 2030, então decidi lançar assim mesmo com o que achei dessas empresas.

Segundo: Apesar do sufoco, foi MUITO nostálgico escrever isso tudo. Talvez esse post não vire o mais popular do blog, mas, pra mim, valeu cada segundo reviver essa época. Lembrei de tretas épicas, fofocas que dariam um reality show, batalhas que ficaram na história e uma organização que hoje em dia não vejo mais com a mesma força. Ah, e claro, nunca vou esquecer a pessoa que me ensinou o que diabos era um "Healer/Priest" no Dragonica (meu primeiro MMO). Foi tão marcante que até hoje sou apaixonada por essa classe. 💚

Nos próximos posts da série, vou falar dos JOGOS em si! Enfim, espero que vocês tenham curtido. Se lembrarem de algo que eu esqueci ou se acharem algum erro, grita nos comentários! Adoro uma fofoca... digo, uma troca de informações saudável. 😉

 Até o próximo post! 🌙🎮
(Agora sim, post encerrado com sucesso e sem neuras!)



    *MMO: Significa "Massively Multiplayer Online" em inglês, que, em português, se traduz por "Multijogador Massivo Online". É um tipo de jogo online que permite que muitos jogadores interajam no mesmo ambiente virtual simultaneamente.

    Comentários

    1. Eita que a nostalgia bateu aqui hein. Joguei muito RuneScape na LevelUp, bons tempos heuheuehu.

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      1. Era muito comum nessa época o povo daqui ter uma relação de amor e ódio com as publicadoras..."bons tempos" xD

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