Elden Ring Nightreign: Entre o Multiplayer Frenético e a Nostalgia Soulslike – A Crítica Analisa!

Banner do jogo Elden Ring Nightreign
🌟Saudações, comunidade incrível desse blog!🌟
Lulluci aqui, enrolada no meu cobertor estrelado, com uma xícara de café fumegante e a tela do PC brilhando na minha cara, enquanto esta ficando cada vez mais frio em SP e eu adoro!

Sem mais delongas, hoje, vamos conversar sobre Elden Ring Nightreign e esse novo capítulo das Terras Intermédias que está dividindo opiniões. E, como sempre, vamos fazer isso com calma, porque análise boa é como um bom soulslike*: exige paciência e atenção aos detalhes.

O Trailer: Quando o Passado e o Presente se Encontram

Lembram daquela sensação de assistir a um trailer e identificar a música nos primeiros acordes e de repente você esta cantando desafinado? - não que eu tenha feito - então, acredito que isso tenha acontecido com amigo de um amigo meu quando a Bandai Namco soltou o trailer de Elden Ring Nightreign intitulado “Bring Me to Life” com uma trilha sonora que é puro suco dos anos 2000: nada mais, nada menos que a clássica "Bring Me to Life" do Evanescence. 


A descrição oficial do vídeo deixa claro que a escolha da música não foi no acaso:
"When your allies have fallen and all seems lost, dig deep down inside and summon the strength of early 2000’s alternative metal. WAKE ME UP."

Tradução livre:
"Quando seus aliados caírem e tudo parecer perdido, cave fundo dentro de si e invoque a força do metal alternativo dos anos 2000. ME ACORDE!" - achei um pouco brega? Talvez...mas curti xD

Visto esse vídeo resolvi trazer aqui no Lulluciverso e vocês sabem que eu não fico só na noticia mais quentinha do assunto, eu trago mais informações para situar vocês no rolê, então bora...

Nightreign: Uma Nova Face para as Terras Intermédias

Então, o que é essa tal de Elden Ring Nightreign? A FromSoftware decidiu virar a chave e transformar a franquia em um jogo multiplayer. Sim, meus caros lulluciversanos, estamos falando de uma experiência cooperativa para até três jogadores, onde a sobrevivência é a palavra de ordem em partidas superintensas. O jogo é um spin-off de Elden Ring, utilizando muitos de seus elementos de jogabilidade e ambientação, mas focado em mecânicas roguelike*.


O cenário, claro, são as amadas Terras Intermédias. A história é bem mais simplória, acontecendo numa realidade alternativa à Ruptura de Elden Ring, onde um ser denominado Lorde da Noite castiga as Terras Intermédias com uma chuva violenta. E essa chuva, é a desculpa perfeita para um círculo de tempestade que funciona igualzinho aos círculos de um battle royale*. - achei justo, tem que fazer esse povo correr mesmo...

Quem São os Nightfarers? Seus Novos Aventureiros!

Aqui, esqueça o Maculado ou o Escolhido por um momento.
Em Nightreign, os jogadores podem escolher entre oito Nightfarers únicos, cada um com habilidades distintas (uma secundária e uma suprema) e uma passiva. 

Os personagens incluem: Olho-de-Ferro (arqueiro ágil), Selvagem (guerreiro com gancho), Duquesa (ágil, mas frágil), Espectro (invoca fantasmas), Reclusa (maga), Guardião (guerreiro ave-humanoide), Corsário (pirata poderoso) e Executor (cavaleiro sombrio). Cada um tem sua história explorada por meio de Memórias e diários, enriquecendo a lore.


As partidas duram cerca de 40 minutos (mais ou menos), divididas em três dias: 
Nos dois primeiros, os jogadores exploram Limveld para upar, coletar equipamentos e enfrentar chefes. No terceiro dia, o desafio é derrotar os Lordes da Noite, sendo sortido de um dos sete disponíveis inicialmente. Para essa luta final, é necessário vencer quatro Lordes.

Elden Ring Nightreign vai ser lançado amanhã, 30 de maio, para PC, PS5, Xbox Series X|S, PS4 e Xbox One, garantindo acesso a todos os jogadores.

O Veredito dos críticos: Amor e Ódio nas Terras Intermédias?

As primeiras análises de Elden Ring Nightreign saíram e pelo o que eu estava vasculhando, elas revelam uma recepção mista. No artigo escrito por Vitor Conceição da IGN Brasilpercebi que ele refletiu a visão geral de muitos.

Segundo o crítico, o jogo funciona bem como um multiplayer, mas decepciona em outros aspectos. Ele critica o desperdício do potencial das Terras Intermédias, se "reduzindo" a um modelo multiplayer. Enquanto Elden Ring e outros títulos da FromSoftware oferecem universos ricos, Nightreign entrega uma experiência mais superficial, adequada apenas para diversão rápida com amigos.

"Nightreign é um espetáculo vazio que se apoia na nostalgia de chefes antigos, mas falha em capturar a majestade das Terras Intermédias."- Vitor Conceição

A crítica internacional reflete essa divisão, eles elogiam a experiência cooperativa, a forma como o jogo condensa o combate de Elden Ring, os bosses são apontados como alto do jogo, especialmente pelo retorno de figuras icônicas como Nameless King e Smelter Demon. A rejogabilidade proporcionada pelos elementos roguelike somada as classes variadas também tem seu elogios. Um aspecto positivo que se destacou por alguns, é a morte menos punitiva, permitindo reviver com ajuda de amigos, o que pode atrair iniciantes no gênero 

Por outro lado, as principais críticas se concentram no balanceamento fraco para o modo solo, nas limitações do multiplayer (como a ausência de crossplay e a falta de um modo para duplas), a potencial repetição do mapa base a longo prazo, a menor profundidade na personalização de personagens e a perda de imersão no mundo em comparação com o jogo original.
Elden Ring Nightreign: Notas do jogo via Metacritic e Opencritic
Elden Ring Nightreign teve uma recepção boa no geral, mas com alguns poréns. No OpenCritic, o jogo está com média 80, e 79% dos críticos recomendaram, baseado em 95 análises. Já no Metacritic, a versão pra PlayStation 5 ficou com 77, enquanto a de PC teve uma nota um pouco melhor, 80. - até o momento deste post.

Ajustes de Última Hora: A FromSoftware Deu seus Pulos

Ahá! Vocês acharam que pararíamos nas críticas? Não senhores, pois já tivemos a primeira reação da FromSoftware em relação a elas. A desenvolvedora não dormiu no ponto e implementou mudanças significativas em Elden Ring Nightreign após os testes, com grande participação da comunidade. 

O patch 1.01 disponível, trouxe:
Ajustes no modo solo: Inimigos com menos vida, personagens levemente buffados e exploração mais fácil, especialmente em áreas que exigem movimentos ágeis.
Balanceamento: Efeitos como bleed e frostbite foram reequilibrados para manter a dificuldade sem tornar certas builds excessivamente poderosas.
Interface e onboarding: Melhorias nos menus e na introdução às habilidades, facilitando a experiência inicial.
Problemas no PC: Quedas de FPS em placas recentes foram reportadas; recomenda-se ajustar configurações para médias/baixas, reduzir resolução e atualizar drivers. Apesar disso, testes mostram boa performance até em PCs modestos.

A FromSoftware lançou a atualização antes do lançamento oficial para otimizar a experiência e isso será o suficiente para o flop não vir? Só saberemos amanhã, meus caros lulluciversanos.

Conclusão: Vale a Pena Investir no Elden Ring Nightreign?

Então, depois de tudo isso… vale a pena investir em Elden Ring Nightreign? A resposta, como tudo no mundo soulslike, é: pelo o que entendi, depende do que você busca. 

Se você é daqueles que adora uma jogatina descontraída com os amigos alternando entre risadas e gritos de desespero, Nightreign pode ser uma experiência divertida (isso se você não se importa com as repetições) e reencontrar chefes clássicos como o Nameless King vai te dar aquela injeção de nostalgia.

Agora, se você é do time que vive pela imersão, pela lore* e por mundos ricos em detalhes, prepare-se para uma decepção. Nightreign pega o universo majestoso de Elden Ring e o espreme num formato multiplayer que, embora funcione, perde muito da magia original.

Na minha opinião, está muito cedo para bater o martelo e dizer que o jogo é "ruim" ou que vai "flopar" por falta de interesse, etc etc, antes disso, precisamos considerar o publico alvo e até onde a empresa pretende investir para não deixar a peteca cair. Inclusive, está rolando um grande murmurinho de players que testaram o jogo contra as grandes páginas de crítica nesse momento.
- eu tô do lado do caos xD

E aí, povo? O que vocês acham? Me contem tudo nos comentários!
Até o próximo post! 🌙🎮



    *soulslike: Soulslike (ou Souls-like), estilo Souls, é um subgênero de jogos eletrônicos de RPG de ação conhecidos por possuírem altos níveis de dificuldade e ênfase na narrativa ambiental.
    *roguelike: Roguelike (ou rogue-like) é um subgênero de jogo RPG, caracterizado pela geração de nível aleatoriamente ou procedural durante a partida (cenário gerado aleatoriamente), mapa geralmente baseado em ladrilho, morte permanente e normalmente cenário com uma temática de alta fantasia.
    *battle royale: Battle royale (em tradução literal: batalha real) é um gênero de jogo eletrônico que mistura elementos de exploração, sobrevivência, e procura de equipamentos e de armas, encontrados em um jogo de sobrevivência com a jogabilidade encontrada em um jogo de último sobrevivente.
    *lore: Em jogos, "lore" refere-se à história de fundo, mitologia e universo fictício que um jogo cria, adicionando profundidade e contexto à experiência do jogador. É a história, a cultura, as lendas e a crença do mundo do jogo.
    (fonte: Wikipedia)

    Comentários